É comum a mulher baixinha ter problemas para se vestir, já que nem sempre é possível encontrar peças que valorizem sua silhueta e proporcionem o tão desejado efeito de alongamento.

No entanto, é possível, sim, montar visuais arrasadores, basta escolher as peças adequadas. Para looks casuais, por exemplo, shorts, saias e vestidos curtos são ideais, pois passam a impressão de que as pernas são mais longas e a pessoa mais alta.

Shorts, saia ou vestido curto

Shorts, saia ou vestido curto

Embora as peças curtas sejam as mais indicadas, isso não quer dizer que o look para baixas tenha de ser sempre com roupas mini. As baixinhas também podem apostar na saia lápis, desde que na altura do joelho ou um pouco acima dele, para não achatar a silhueta.

Saias longas também estão liberadas na lista de roupas para mulheres baixas, mas é preciso tomar cuidado com um detalhe: evite modelos muito rodados, com pregas e excessivamente longos. Eles dão a impressão visual de que a pessoa é mais baixa ainda.

No que se refere às calças, dê preferência para os modelos sequinhos, como a skinny e legging. Esse tipo de calça ajuda a alongar a silhueta, principalmente quando coordenada com uma blusa ou camisa não tão larga.

Vestidos curtos com salto

Opção de Look de Festa: Vestidos curtos com salto

Já para looks de festa, a dica é abusar dos vestidos curtos e do salto alto, que contribui para passar o efeito de alongamento das pernas. Se for a um evento com dress code mais rígido, aposte no vestido longo, mas com decotes e recortes verticais, detalhes que valorizam a silhueta, alongando-a.

Dê também uma atenção especial para os acessórios. Saltos altos são perfeitos para as baixinhas, mas as sapatilhas e rasteirinhas também são ótimas pedidas, principalmente em looks casuais com peças curtas, já que as chances de achatar a silhueta são praticamente nulas.

Evite escolher bolsas muito grandes. Os modelos médio e pequeno são ideais, uma vez que são proporcionais ao tamanho da mulher, auxiliando na composição de um visual mais harmonioso.

Look Monocromatico

Look Monocromático

Outra dica infalível é apostar no look monocromático, seja com uma cor neutra ou vibrante. Esse tipo de look não corta a silhueta, pelo contrário, ajuda a alongá-la e valorizá-la.